quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Gestores escolares participam de confraternização

Jantar dançante com sorteios de brindes animaram a festa dos educadores

Ao som de Alan Carlos e banda, os gestores escolares dançaram desde clássicos da MPB ao forró. A Secretaria Executiva de Educação realizou um jantar de confraternização na noite de ontem (19/12), na casa de recepções Portal do Mar. Na ocasião foram sorteados kits do Boticário e cestas natalinas. As gestoras escolares que se aposentaram recentemente, Januscléa de Lima e Ivanise de Paula Santana, foram homenageadas. “Eu só tenho a agradecer a todas as pessoas que fizeram parte da minha história, a secretaria, mas também aos meus alunos. Sempre amei o que faço, quando a gente gosta do que faz tido fica mais leve”, disse.
Por Bruna Borges

 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Secretaria de Desenvolvimento Social recebe cantata de alunos

Em clima de festejos natalinos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social receberam o coral e o pastoril Asa Branca, formado por alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga. A jovem Maria Suellen, 14 anos, encantou a todos com a voz forte e bonita entoando a melodia Ressuscita-me, de Aline Barros. Já o coral cantou Marcas do que se Foi, de Os Incríveis, com chocalhos feitos de arroz e acompanhados pela professora Cláudia Rego. E para encerrar a apresentação uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, foi feita pelo estudante Gleicivaldo Pedro da Silva, de 14 anos, que cantou e tocou na sanfona a conhecida Asa Branca.
 
Por Bruna Borges


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Unidades de ensino que aderiram o Projeto Escola Legal se reúnem

Comitês de mediação de conflitos atuam com voluntários em escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade

Secretaria Executiva de Educação, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Faculdade Metropolitana se uniram para implantar o Projeto Escola Legal em cinco escolas municipais com o objetivo de melhorar o ambiente escolar, buscando diminuir os conflitos existentes. Na manhã do dia 12 de dezembro, na Faculdade Metropolitana, membros do comitê atuante nas unidades de ensino, que é formado por professores, gestores, pais e estudantes de direito, e a juíza da 2ª vara da infância e do adolescente, Sônia Stanford, se reuniram para avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido.
A sociedade está vivendo uma realidade de violência nas escolas, seja entre alunos e professores ou entre colegas; o tráfico de drogas invadiu o espaço educacional; os pais muitas vezes se fazem ausentes, e a função do educador ultrapassar as barreiras da prática pedagógica, dribla os conflitos e tenta formar cidadãos. De acordo com a juíza, Sônia Stanford, é necessário unir forças para solucionar a problemática. “Estamos trabalhando a base do futuro da nossa sociedade. O comitê é os olhos da justiça na escola. A Secretaria de Educação vem fazendo um trabalho muito bom também, que é a retirada de bares e barracas do entorno das escolas”, afirmou.

Na Escola Natividade Saldanha o comitê viabilizou palestras para diminuir as agressões. Para a gestora, Vanessa Samara, o projeto apresentou resultados. “Percebemos que os xingamentos e as agressões diminuíram muito depois do trabalho desenvolvido. Está sendo muito bom”, disse. Em outras situações os estudantes de direito orientam as gestoras qual medida tomar, como é o caso de uma unidade de ensino, cuja aluna de 9 anos foi induzida por traficantes a entrar com drogas na escola e o traficante ficou do lado de fora vigiando. Os estagiários não devem enfrentar situações de risco, no entanto através de contato telefônico guiam as gestoras, que nesse caso entrou em contato com a polícia.
O projeto visa ampliar parcerias e buscar os órgãos responsáveis de acordo com a situação, como Policia Militar e Conselhos Tutelares. O estudante de direito, Cleiton Pereira da Silva, que acompanha a Escola Luiz Lua Gonzaga, fez uma breve explanação do que foi feito. “Procuramos analisar cada aluno dependendo da situação, olhamos o boletim e chamamos os pais para conversar. Tentamos fazer uma parceria com as famílias”, ressaltou. A sexualidade precoce também é uma realidade que preocupa os educadores, tanto pela exploração sexual como pela gravidez na adolescência, palestras e conversas são realizadas para que as crianças compreendam e se conscientizem.

Por Bruna Borges

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Seminário Municipal de Educação do Programa Via Escola



O evento expôs as experiências das escolas municipais que participam do programa

Garantir a permanência dos estudantes na escola e o desenvolvimento de competências na área de leitura e escrita é o objetivo do Programa Via Escola, realizado em parceria com a Odebrecht Transport, Concessionária Rota dos Coqueiros e Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). Na manhã do dia 11 de dezembro, aconteceu o Seminário Municipal de Educação do Programa Via Escola, na casa de recepções Portal do Mar. A secretária Executiva de Educação, Edilene Soares, ressaltou a importância da união por uma educação de qualidade. “Essas parcerias são de grande relevância. São as ações conjuntas que fazem avançar cada vez mais a educação no município”, afirmou.
Alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Ramos fizeram apresentações baseadas em poemas de Vinicius de Moraes. De acordo com a gestora da unidade de ensino, Ana Maria de Santana, as formações foram muito proveitosas. “Temos vários outros programas, mas o Via Escola consegue firma proposta pedagógica. O programa trabalha a questão da escrita e leitura focando a questão social. Trabalhamos o portador do texto, livros de receitas e poemas, coisas ligadas ao cotidiano das crianças”, disse Ana acrescentando que a apresentação cultural faz parte da ação desenvolvida. As escolas fizeram uma breve explanação do que foi realizado e banners ficaram expostos.
 
Por Bruna Borges

 

 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Alunos de Jaboatão recebem prêmios da OBMEP

A Secretaria Executiva de Educação parabeniza os estudantes premiados na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2012. O projeto tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Medalha de Bronze:
-Emanoel Rafael Melo Ferreira, da Escola Municipal Dom Pedro de Alcântara.

Menção Honrosanível 1:
-Victoria Regina da Silva, da Escola Estadual Humberto Lins Barradas;
-Matheus Gardini Amancio M. de Sena, Escola Municipal Vereador Antonio Januário;
-Gabriel Alves do Nascimento, Colégio Municipal Visconde Suassuna;
-Lucas Henrique da Silva, Escola Municipal Valdemiro Vieira de Albuquerque.

Menção Honrosanível 2:
-Pedro Mori da Silva, Escola Municipal Paulino Menelau;
-Henrique Matheus Soares da Silva, Escola Municipal Natividade Saldanha;
-Lucas Andre dos Santos, Escola Vereador Antonio Januário;
-Bruna Carolyne Santos Alexandrino, Escola Estadual Humberto Lins Barradas;
-Sara Maria Santana da Silva, Escola Municipal Dr. José Queiroz.

Por Bruna Borges

 

 

Jaboatão lança pacto pela educação

O “Pacto pela Educação – Todos Educando a Cidade” foi firmado  na Casa de Recepções Portal do Mar, em Piedade

Com o objetivo de envolver a sociedade jaboatanense na construção e participação de ações de consolidação na garantia do direito à educação pública de qualidade, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançou o “Pacto pela Educação – Todos Educando a Cidade”. O lançamento aconteceu no dia 07 de dezembro, na casa de recepções Portal do Mar, em Piedade.
De acordo com Edilene Soares, secretária executiva de educação, “a finalidade da ação é mobilizar diferentes atores sociais atuantes no município, para juntos, assumirem o compromisso de programarem um conjunto de estratégias pela garantia do direito à educação com qualidade social, tendo como público alvo as crianças, adolescentes e adultos jaboatanenses".

Entre as especificidades da ação, a constituição de um Comitê, formado por 21 representantes de diversas áreas da educação municipal. O órgão recém-formalizado já tem data para se reunir. No dia 23 de janeiro de 2013, um encontro será realizado no auditório da Prefeitura, em Prazeres, para debater metas a serem executadas.

Secretário de Desenvolvimento Social do município, Francisco Amorim, apresentou os desafios de desenvolvimento na educação para os próximos quatro anos. “Temos como meta a construção de mais sete escolas, de quatro unidades em tempo integral. Também está no planejamento a realização de obras e reformas em todas as instituições educacionais de Jaboatão”, destacou.

Ainda segundo Amorim, “é preciso chamar os pais dos estudantes para debater melhorias na rede educacional”. O pacto é constituído por quatro eixos. São eles: Valorização do magistério, gestão democrática de ensino, infraestrutura e tecnologia e universalização, acesso e permanência com sucesso.
Participaram do lançamento, o deputado estadual Betinho Gomes, presidente da comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), além de Ronildo Amorim, presidente do Conselho Municipal de Educação e Maristela Ângelo, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Jaboatão.
Por Márcio Santana

 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Escolas recebem Kits Que Exploração é essa?


Livros e vídeos foram entregues para oito escolas municipais e para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)
Na manhã de hoje (06/11), na Secretaria de Promoção da Cidadania, as escolas que participaram do projeto do Canal Futura, Que exploração é essa?, receberam como retorno do que foi trabalhado, um kit composto por livro e DVDs com novos episódios educativos, o material pedagógico visa fortalecer cada vez a luta para combater a exploração sexual de crianças e adolescente.

De acordo com a coordenadora de Mobilização Articulação Comunitária Regional do Nordeste do Canal Futura, Cinthia Sarinho, os resultados foram positivos. “Os frutos continuam brotando aqui em Jaboatão. Fizemos uma ação recorte e vocês ampliaram. É muito bom esse trabalho articulado das secretarias de educação e de assistência social, faz com que as ações fluam”, afirmou.

Para a gestora da Escola Municipal Natividade Saldanha, Vanessa Menezes, todo o projeto é muito bom. “O material é ótimo, a linguagem é própria, é melhor para eles entenderem e se identificarem Outra coisa boa foi a parceria com os CREAS, isso faz com que a gente saiba como agir em determinadas situações e a quem procurar quando houver caso diagnosticado”, disse. As escolas que receberam os kits foram: Visconde Suassuna, José Rodovalho, Almirante Tamandaré, Poeta Castro Alves, Natividade Saldanha, Jaboatão dos Guararapes, Valdemiro Vieira de Albuquerque e Alberto Luiz Russo.
Por Bruna Borges

Alunos do curso Profuncionário II recebem diploma


Secretaria Executiva de Educação está entregando os diplomas para os alunos do Profuncionário II, na Gerência de Gestão Educacional, das 8h às 16h. O curso teve duração de 18 meses e formou 112 profissionais da educação nas áreas técnicas de Alimentação Escolar, Meio Ambiente e Manutenção de Infraestrutura, e Secretaria Escolar. A formação foi concluída em 2010 e no ano seguinte foi entregue uma declaração para os cursistas, para que os mesmos passassem a receber o aumento salarial de 30%. O curso do Ministério da Educação tem entre seus objetivos a valorização do trabalho dos profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

II Mostra de Experiências dos Conselhos Escolares

Na manhã de hoje (29/11), conselheiros escolares se reuniram na Secretaria de Desenvolvimento Social
As funções do conselho escolar vão além de fiscalizar os recursos da unidade de ensino, acompanhar os programas, elaborar projetos e zelar pela escola, também são papeis fundamentais. Na manhã de hoje (29/11), na quadra da Secretaria de Desenvolvimento Social, os conselheiros se reuniram na II Mostra de Experiências dos Conselhos Escolares de Jaboatão dos Guararapes.
Para abrir o evento aconteceu a apresentação cultural do grupo “A áfrica está em nós”, da Escola Municipal Josefa Batista. Na ocasião foram apresentados relatos de sete conselhos escolares e a palestra “O conselho do Fundeb e sua interface com os conselhos escolares”, a ser ministrada pelo presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Ronildo Oliveira. Entre os trabalhos expostos estavam a formação de conselheiros e a contribuição para melhora do clima escolar.
“O conselho é da comunidade, com certeza ele muda a qualidade de ensino. É importante que todos os professores prestigiem”, afirmou o representante dos pais da Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto, Fernando Amorim. De acordo com o coordenador de Articulação Institucional, Ednário Lopes, o município está avançando cada vez mais nesse aspecto. “Anteriormente não tínhamos a participação dos pais, investimos muito e conseguimos conquistá-los. Hoje temos um setor especifico na Secretaria Executiva de Educação para tratar de conselhos”, disse.
O palestrante Ronildo Oliveira fez uma breve retrospectiva dos conselhos e falou sobre a importância de entidades como essa. “Antes os conselhos era para reivindicação, hoje eles são propositivos. O conselho é fiscalizador e deve analisar as questões frias, não encobrir o que não é legal”, declarou.
A presidente do conselho escolar do Centro Educacional Cristo Redentor, Gerusa Cavalcanti, contou um pouco da experiência do conselho da escola. “Estamos organizando encontros na escola, envolvendo mais a família. Realizamos formações com os conselheiros para que eles ficassem mais capacitados para lidar com as situações do dia a dia”, ressaltou.


Por Bruna Borges



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SEDES recebe II Mostra de Experiências dos Conselhos Escolares

O encontro acontecerá no próximo dia 29, na quadra da Secretaria de Desenvolvimento Social
Com o objetivo de socializar as experiências dos conselhos escolares do município do Jaboatão dos Guararapes, a Secretaria Executiva de Educação estará realizando no próximo dia 29 de novembro, às 8h, na Secretaria de Desenvolvimento Social,a II Mostra de Experiências dos Conselhos Escolares. O público estimado é de 300 pessoas, entre gestores, presidentes dos conselhos e pais de alunos.

Na ocasião serão expostos sete relatos, além da palestra “O conselho do Fundeb e sua interface com os conselhos escolares”, ministrada pelo presidente do conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Ronildo Oliveira.

 De acordo com o Ministério da Educação, o Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o gestor da escola. Tendo como função zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.
Por Bruna Borges






 

 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gestores escolares participam de formação sobre o Ideb

O encontro aconteceu no auditório da prefeitura, em Prazeres, para os profissionais de todas as unidades de ensino
“Sem vocês gestores, nós não conseguiríamos alcançar as metas atingidas. Vocês também traçam metas junto à comunidade que trabalham. O nosso grande objetivo é que os nossos alunos consigam aprender”, ressaltou a secretária Executiva de Educação, Edilene Soares, na abertura da formação continuada para os gestores, que aconteceu na manhã de hoje (27/11), cuja temática abordada foi “Avançar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
Tendo em vista que o município de Jaboatão dos Guararapes atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), na ultima avaliação, a gestão atual decidiu replanejar as metas da cidade. Assim sendo os anos iniciais deverão atingir o índice de 5,1 e os anos finais de 4,6, em 2015, ao invés de atingir essas metas apenas em 2021. O cálculo para o resultado do Ideb é a multiplicação da nota padronizada pela taxa de aprovação, para que se obtenha um resultado satisfatório é importante que exista um fluxo bom.
A gestora da Escola Municipal Porto da Cidadania, Zacarias Souza, explica como a unidade de ensino obteve a melhor nota. “Sempre fizemos um trabalho em conjunto, lá na escola todo mundo ajuda. Às vezes uma mãe não vai buscar o menino, nos vamos levá-lo. Procuro prestar atenção em cada um isoladamente. Quando é necessário trabalhamos mais de 8h”, disse.
Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 17h,  os gestores podem pegar as avaliações da Provinha Brasil, na Secretaria Executiva de Educação, as mesmas serão aplicadas no dia 6 de dezembro pelos supervisores das escolas.
Ideb
O Ideb, que é realizado a cada dois anos nas escolas de todo o Brasil, mede a qualidade da educação básica (Ensino Fundamental e Médio), por meio de teste aplicado nas disciplinas de Matemática e Português, com notas de 0 a 10. O objetivo é que o país atinja a média 6, até 2021. Este é o índice considerado aceitável em países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Por Bruna Borges

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Alunos da rede municipal realizam prova do Saepe

Na última quarta-feira (21/11), alunos da rede municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes participaram da aplicação da prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). As provas com duração máxima de 2h30, das disciplinas de português e matemática, foram aplicadas para os alunos do 3º, 5º e 9º ano. O sistema busca reunir resultados e indicadores de taxas de aprovação, repetência e abandono, que são verificadas pelo censo escolar, para medir o desempenho do estudante e a eficiência da unidade de ensino. Todos esses dados servem para constituir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) que tem o objetivo de analisar o andamento de cada escola e associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Escola Municipal Ubaldino Figueiroa recebe a Carroça do Encantado

Jaboatão dos Guararapes foi um dos dez municípios escolhidos para receber a apresentação
“Vimos de nossa terra, ai, ai. Pedir para que você leia, ai, ai”, ao som dessa melodia o espetáculo carroça do Encantado iniciou a apresentação na Escola Municipal Ubaldino Figueiroa, na dia 20 de novembro. Aproximadamente 300 crianças puderam assistir um misto de contação de histórias com um repertório musical que ia desde marchinhas de carnaval aos clássicos da MPB.

A Carroça do Encantado é um espetáculo do Grupo da Gente (Grudage), existe desde 2007 e pela terceira vez consecutiva é selecionado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), esse ano também teve o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). De acordo com o presidente do Grudage e coordenador da Carroça, Edimilson Oliveira, a proposta é trazer os jovens para o mundo dos livros. “A idéia e incentivar as crianças o hábito da leitura de uma forma lúdica, com música, teatro e contação de histórias. Além de estimular interpretação de textos”, afirmou.

Entre as histórias contadas estava Pepita a Piaba, de Solange Avelar Fonseca, que encantou a garotada, trata-se de uma pequena piaba que nos mostra que certas características nossas que não gostamos podem trazer grandes vantagens. O estudante Sávio Vinicius, de 10 anos, disse que adora ler. “Tenho muitos gibis. Gostei muito das histórias de hoje, gravei tudo no meu celular para mostrar para minha mãe quando chegar em casa”, disse.

“Gostei mais das músicas. Nunca tinha visto uma apresentação assim. Eu leio muito, o último livro que li foi Menina Bonita do Laço de Fita”, declarou Fabiane Silva , 9 anos. Para finalizar o grupo contou a história Meu Primeiro Amor..., de Rogério Andrade, e para acompanhar esse amor puro adolescente a trilha sonora escolhida foi João e Maria, de Chico Buarque.
Por Bruna Borges

Outubro festivo na Escola Duque de Caxias

O mês de outubro é um mês todo especial, pois marca a data do dia das crianças, dia dos professores e dia do funcionário público. Compreendendo a importância de todos esses atores para o dia a dia escolar, a Escola Duque de Caxias proporcionou um mês repleto de atividades especiais que certamente alegraram toda a comunidade escolar. As crianças tiveram a oportunidade de ter uma tarde de muita diversão no Parque da Jaqueira, além da maravilhosa festa que aconteceu na escola com muitos brinquedos e outros atrativos. Os professores e demais funcionários também receberam homenagens, com exibição de clipe, brincadeiras e um delicioso almoço preparado com todo o carinho pela funcionária Eliene Pinheiro.
 
As gestoras Kethlen Ximenes e Elianai Araújo parabenizam a todos os que fazem a Escola Duque de Caxias e agradecem a participação entusiasmada.
 

 

Alunos ganham dia das crianças diferente













 
A Escola Vidal de Negreiros levou os estudantes para a casa de festas Pirueta
Aproximadamente 300 crianças da Escola Municipal Vidal de Negreiros comemoraram o Dia das Crianças, na manhã de hoje (19/10), na casa de festas Pirueta, em Setúbal. Os olhos brilharam com tanta novidade, brinquedos diversos num espaço amplo e colorido, além das guloseimas e brindes.

“Estou ansiosa para ir nesse brinquedo. A gente fica girando, eu nunca vi um desse. Quero ir com minha amiga”, afirmou, Miriam Alves, 10 anos, na fila para brincar do Rocker 360. Já para o pequeno Paulo do Nascimento, 7 anos, tudo estava ótimo. “Tudo é muito bonito, não conhecia um lugar assim. O que mais gostei foi a piscina de bolas e o escorrego”, disse.
De acordo com a gestora da escola, Charlane Ferreira, todos os anos a escola inova na festa. “Sempre fazemos uma coisa diferente para oferecer o melhor aos alunos, para o bem estar deles. Apresentamos lugares que muitos não conhecem. Conseguimos apoio de empresários e dos funcionários da escola para alugar a casa de festa, para as lembrancinhas, lanche e medalhas do campeonato do Programa Mais Educação”, declarou.
Por Bruna Borges

Jaboatão participada da “I Semana do Bebê” de Arcoverde

O evento tem apoio da Unicef e Safoni, e aconteceu entre os dias 21 e 26 de outubro

A Secretaria Executiva de Educação marcou presença na “I Semana do Bebê”, no total foram oito profissionais para o encontro que tem como objetivo discutir aspectos diversos da infância como, “políticas públicas para primeira infância no estado de Pernambuco” e “a importância do aleitamento materno”. O encontro aconteceu entre os dias 21 e 26 de outubro, em Arcoverde.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do município, Zuleica Leitão, é fundamental a participação do encontro. “Temos que focar na valorização da educação infantil em Jaboatão. Estamos ampliando o número de vagas para atender crianças até 3 anos de idade. Também fazemos parte do conselho gestor da Rede Estadual da Primeira Infância”, disse. Entre as discussões da programação está a importância da escolarização para a faixa etária. Atualmente o município tem quatro creches, ainda esse ano será entregue mais duas, além de mais três que está em processo licitatório.
Por Bruna Borges

 

Gestores escolares visitam escolas novas em Jaboatão dos Guararapes



Trocas de experiências e ampliar a visão da realidade da educação no município foi um dos objetivos do encontro
No dia 15 de agosto, 34 gestores escolares puderam conhecer as novas unidades de ensino do município. A primeira parada foi no Centro Municipal de Educação Infantil Simone Patrícia, em Barra de Jangada, cujo prédio foi adquirido pela prefeitura. O espaço atende crianças de 4 e 5 anos, e funcionam cinco turmas pela manhã e cinco no turno da tarde, a escola possui parquinho infantil, sala de vídeo e piscina, que em breve será utilizada no Programa Segundo Tempo. Os visitantes ainda puderam apreciar uma deliciosa dobradinha servida na merenda.
A segunda parte da visita ficou para as duas unidades de ensino que estão sendo construídas em Jardim Prazeres, uma será creche e educação infantil e a outra será para ensino fundamental. A localidade tem escola, mas a demanda é muito grande e com essas novas unidades o número de matriculas aumentará.
“Essa visita está sendo muito boa porque a gente ver realidades diferentes. Estamos vendo que as coisas estão mudando se compararmos com as outras gestões. Quando a gente visita uma escola dessa, ficamos com muitas idéias para nossas escolas também”, afirmou a gestora Maria de Lourdes Gusmão, da Escola Jaboatão dos Guararapes.
Já para a gestora da Escola Galba Matos, Cristiane Campos, o passeio foi muito importante. “É uma oportunidade única que não pode ser desprezada. Dessa forma dá para gente ter uma visão geral da educação, eu não conhecia nenhuma dessas escolas. Adorei”, declarou
A última escola a ser visitada foi a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, que foi construída e entregue para a população no ano passado, os gestores ficaram impressionados com a estrutura física. A escola tem sala de leitura, multimídia, brinquedoteca e refeitório. “Essa ação foi uma idéia maravilhosa. Assim a gente pode ver de perto o que está sendo realizado e os avanços na educação. Antes a gente só ouvia falar”, disse a gestora da Escola Valdemiro Vieira de Albuquerque, Arizete Vicente.
Por Bruna Borges
 

Jaboatão dos Guararapes sedia encontro do Proinfância

A reunião de assessoramento pedagógico é direcionada aos municípios que participam do programa

Nos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu a “Reunião de Assessoramento Técnico Pedagógico aos Municípios Contemplados com o Programa Proinfância”, no Hotel Dorisol, em Piedade. No total são representantes das 99 cidades de Pernambuco que são parceiros do programa.

O objetivo é fortalecer as políticas municipais de educação infantil e consolidar a educação infantil como primeira etapa de educação básica. Entre as temáticas abordadas estão Creche: o que considerar nas propostas pedagógicas? e DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) e a organização dos tempos e espaços no cotidiano de creches e pré-escolas.

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) presta assistência financeira aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.
Por Bruna Borges

 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

São João da Escola Chico Mendes



 


Nos dias 19, 20 e 21 de junho, todos os turnos e anexo, reunidos na Associação dos Moradores de Nova Divinéa, comemoraram o Centenário de Luiz Gonzaga, vivenciando os festejos juninos, com apresentações de diversos ritmos da nossa cultura, comidas típicas, coroação de rainha e rei do milho, sorteio de balaios juninos e um pouco da história do nosso rei do baião, buscando integração e socialização junto a comunidade, representada no evento pelos pais e/ou responsáveis. A quadrilha dos 5º anos, também foi uma inovação com o casamento dos bonecos do livro: “Boneco Neco e Maria Flor- Uma história de bonecos e bonequices”, do Projeto nas Ondas da Leitura, ou seja, uma parceria do pedagógico com o cultural. A EJA, com uma brilhante participação, quadrilha improvisada, forró, mostrando que cultura não tem idade e nunca é tarde pra recomeçar, viver e principalmente acreditar.  A confraternização dos funcionários também animou a escola, contando com a participação e representação dos diversos setores.  A escola Chico Mendes, parabeniza professores e alunos, agradecendo a colaboração e participação de toda a comunidade escolar no evento.
Por Lilian Paiva
Gestora Escolar

 

Escola Paulino Menelau recebe a Semana Santander


As atividades diversificadas aconteceram entre os dias 11 e 15 de junho, nos dois turnos

Limpeza do entorno da escola, cuidados com horta, soletrando, criação de redação, poesia e parodias, foram algumas das atividades desenvolvidas na Escola Paulino Menelau, em Candeias, durante uma semana do mês de junho. A unidade de ensino tem uma parceria com o banco Santander, que desenvolve atividades em escolas de vários lugares, esse ano foi a primeira vez que a escola recebeu.

A ação cujo nome é Semana Santander- a Escola e Você contou com a participação significativa dos alunos. “Eles adoraram. Aqui em Jaboatão somos a única escola que recebeu a ação. Foi maravilhoso”, afirmou a gestora, Vanuza Santos.

O momento mais esperado foi o show de talentos. A aluna, Sabrina Moura, 11 anos, aproveitou bem o evento. “Foi muito bom. Adorei fazer a apresentação de funk no show de talentos. Gostei também de participar do mutirão de limpeza, ficou tudo limpo. Os lixos recicláveis doamos tudo”, disse.

De acordo com a gestora escolar, Vanuza, o grupo de percussão da escola foi muito elogiado e recebeu um convite para se apresentar no Santander Cultural.
Por Bruna Borges

Escola Oscar Moura comemorou o São João com muita festa


Dois dias com atividades diversificadas animaram toda a comunidade escolar

O tema não poderia ser outro: “Mostra Luiz Gonzaga”. Em comemoração ao centenário do Rei do Baião, a Escola Oscar Moura realizou no dia 21 de junho, nos três turnos uma grande festa. Todas as turmas participaram e na ocasião aconteceram apresentações de dança, teatral e do grupo de flauta, formado pelos alunos que fazem aula de música. Os pais também participaram da atividade prestigiado os filhos e Luiz Gonzaga. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aproveitaram para saborear as guloseimas juninas. Já no dia 22 de junho, a festa ficou por conta dos alunos do programa Mais Educação, que agitaram a escola com a mostra das oficinas de capoeira, percussão e dança. Com roupas típicas a meninada esbanjou charme com a quadrilha ao som de “Olha pro Céu”.
 
Por Bruna Borges

 

Comemoração do Dia das Mães da Escola Nossa Senhora Aparecida


 
O clima de amor materno estava no ar, no dia 08 de maio. Este foi o dia reservado pela escola Nossa Senhora Aparecida para acolher e homenagear as mães de seus alunos e os pequenos, orientados por seus respectivos professores, não decepcionaram, capricharam nos ensaios e na diversidade de apresentações.
Das mais variadas formas a mensagem principal era a importância e a responsabilidade que a mãe tem nas vidas de seus filhos e para passar esta mensagem os alunos cantaram, dançaram, dramatizaram e fizeram as mamães da Escola Nossa Senhora Aparecida chorar de emoção. Professores e equipe técnica não ficaram imunes a emoção deste momento.
Acreditando na importância, do estreitamento dos laços entre escola e comunidade a Gestão Escolar mobilizou os funcionários e promoveu sorteio de brindes entre as mães. As mamães alunas, não ficaram de fora da festa, as professoras da EJA seguiram a linha da escola e também organizaram uma belíssima homenagem as mães-alunas que contou com oração para abençoar todas as mamães.
Por Mádhava Hari
Gestora Escolar

Escolas participam de caminhada contra abuso e exploração sexual


 
Alunos das escolas municipais não poderiam ficar de fora do ato de protesto contra abuso e exploração sexual contra criança e adolescentes. A data que é lembrada em 18 de maio foi celebrada em Jaboatão no dia 30 de maio, em Vila Rica. Faixas, rostos pintados, gritos de protesto e maracatu deram energia para o percurso.

Na Caminhada de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Jaboatão dos Guararapes estava o jovem Abrãao Isaac, da Escola Poeta Castro Alves. “Acho legal está aqui. Estamos fazendo uma coisa boa. Muita criança ainda sofre violência e ações como essa ajuda muito”,disse. O telefone para denuncias é disque 100.
Por Bruna Borges

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

5º Encontro de Férias do Proac chega ao fim

 


Aproximadamente 350 crianças e adolescentes participaram desta edição em Jaboatão

Entre os dias 2 e 6 de julho, alunos de 18 escolas municipais e três núcleos do Projovem Adolescente participaram do 5º Encontro de Férias do Proac (Programa de Animação Cultural), cujo tema foi Jaboatão dos Guararapes: Aqui o Brasil Aprendeu a Liberdade, no Colégio Humberto Barradas. Foram oferecidas oficinas de teatro, percussão, artesanato, dança popular, grafite e hip hop durante os cinco dias.

Para o coordenador geral da ação, João Simão Neto, cada edição a procura é maior. “É impressionante como os meninos que participam falam para outros e a mobilização é grande. Eles passam cinco dias juntos e fazem amizades. É muito positivo, é um processo planejamos isso a partir do Animação Cultural que acontecem nas escolas”, disse.

A pequena Nataly da Silva, da Escola Antonio Vieira de Melo, participou da oficina de grafitagem. “Eu gosto muito de grafitagem e aqui a gente aprende a desenhar melhor. Adorei pintar o muro da escola”, afirmou. Já Maria Eduardo dos Santos, de 13 anos, da Escola Alberto Luiz Russo, esta participando pela terceira vez. “Esse ano está muito organizado, a comida está bem melhor. Escolhi participar do teatro e gostei muito”, declarou.
Por Bruna Borges