terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gestores escolares participam de formação sobre o Ideb

O encontro aconteceu no auditório da prefeitura, em Prazeres, para os profissionais de todas as unidades de ensino
“Sem vocês gestores, nós não conseguiríamos alcançar as metas atingidas. Vocês também traçam metas junto à comunidade que trabalham. O nosso grande objetivo é que os nossos alunos consigam aprender”, ressaltou a secretária Executiva de Educação, Edilene Soares, na abertura da formação continuada para os gestores, que aconteceu na manhã de hoje (27/11), cuja temática abordada foi “Avançar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
Tendo em vista que o município de Jaboatão dos Guararapes atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), na ultima avaliação, a gestão atual decidiu replanejar as metas da cidade. Assim sendo os anos iniciais deverão atingir o índice de 5,1 e os anos finais de 4,6, em 2015, ao invés de atingir essas metas apenas em 2021. O cálculo para o resultado do Ideb é a multiplicação da nota padronizada pela taxa de aprovação, para que se obtenha um resultado satisfatório é importante que exista um fluxo bom.
A gestora da Escola Municipal Porto da Cidadania, Zacarias Souza, explica como a unidade de ensino obteve a melhor nota. “Sempre fizemos um trabalho em conjunto, lá na escola todo mundo ajuda. Às vezes uma mãe não vai buscar o menino, nos vamos levá-lo. Procuro prestar atenção em cada um isoladamente. Quando é necessário trabalhamos mais de 8h”, disse.
Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 17h,  os gestores podem pegar as avaliações da Provinha Brasil, na Secretaria Executiva de Educação, as mesmas serão aplicadas no dia 6 de dezembro pelos supervisores das escolas.
Ideb
O Ideb, que é realizado a cada dois anos nas escolas de todo o Brasil, mede a qualidade da educação básica (Ensino Fundamental e Médio), por meio de teste aplicado nas disciplinas de Matemática e Português, com notas de 0 a 10. O objetivo é que o país atinja a média 6, até 2021. Este é o índice considerado aceitável em países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Por Bruna Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário