segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Jaboatão lança pacto pela educação

O “Pacto pela Educação – Todos Educando a Cidade” foi firmado  na Casa de Recepções Portal do Mar, em Piedade

Com o objetivo de envolver a sociedade jaboatanense na construção e participação de ações de consolidação na garantia do direito à educação pública de qualidade, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançou o “Pacto pela Educação – Todos Educando a Cidade”. O lançamento aconteceu no dia 07 de dezembro, na casa de recepções Portal do Mar, em Piedade.
De acordo com Edilene Soares, secretária executiva de educação, “a finalidade da ação é mobilizar diferentes atores sociais atuantes no município, para juntos, assumirem o compromisso de programarem um conjunto de estratégias pela garantia do direito à educação com qualidade social, tendo como público alvo as crianças, adolescentes e adultos jaboatanenses".

Entre as especificidades da ação, a constituição de um Comitê, formado por 21 representantes de diversas áreas da educação municipal. O órgão recém-formalizado já tem data para se reunir. No dia 23 de janeiro de 2013, um encontro será realizado no auditório da Prefeitura, em Prazeres, para debater metas a serem executadas.

Secretário de Desenvolvimento Social do município, Francisco Amorim, apresentou os desafios de desenvolvimento na educação para os próximos quatro anos. “Temos como meta a construção de mais sete escolas, de quatro unidades em tempo integral. Também está no planejamento a realização de obras e reformas em todas as instituições educacionais de Jaboatão”, destacou.

Ainda segundo Amorim, “é preciso chamar os pais dos estudantes para debater melhorias na rede educacional”. O pacto é constituído por quatro eixos. São eles: Valorização do magistério, gestão democrática de ensino, infraestrutura e tecnologia e universalização, acesso e permanência com sucesso.
Participaram do lançamento, o deputado estadual Betinho Gomes, presidente da comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), além de Ronildo Amorim, presidente do Conselho Municipal de Educação e Maristela Ângelo, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Jaboatão.
Por Márcio Santana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário