quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Gestores escolares participam de confraternização

Jantar dançante com sorteios de brindes animaram a festa dos educadores

Ao som de Alan Carlos e banda, os gestores escolares dançaram desde clássicos da MPB ao forró. A Secretaria Executiva de Educação realizou um jantar de confraternização na noite de ontem (19/12), na casa de recepções Portal do Mar. Na ocasião foram sorteados kits do Boticário e cestas natalinas. As gestoras escolares que se aposentaram recentemente, Januscléa de Lima e Ivanise de Paula Santana, foram homenageadas. “Eu só tenho a agradecer a todas as pessoas que fizeram parte da minha história, a secretaria, mas também aos meus alunos. Sempre amei o que faço, quando a gente gosta do que faz tido fica mais leve”, disse.
Por Bruna Borges

 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Secretaria de Desenvolvimento Social recebe cantata de alunos

Em clima de festejos natalinos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social receberam o coral e o pastoril Asa Branca, formado por alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga. A jovem Maria Suellen, 14 anos, encantou a todos com a voz forte e bonita entoando a melodia Ressuscita-me, de Aline Barros. Já o coral cantou Marcas do que se Foi, de Os Incríveis, com chocalhos feitos de arroz e acompanhados pela professora Cláudia Rego. E para encerrar a apresentação uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, foi feita pelo estudante Gleicivaldo Pedro da Silva, de 14 anos, que cantou e tocou na sanfona a conhecida Asa Branca.
 
Por Bruna Borges


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Unidades de ensino que aderiram o Projeto Escola Legal se reúnem

Comitês de mediação de conflitos atuam com voluntários em escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade

Secretaria Executiva de Educação, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Faculdade Metropolitana se uniram para implantar o Projeto Escola Legal em cinco escolas municipais com o objetivo de melhorar o ambiente escolar, buscando diminuir os conflitos existentes. Na manhã do dia 12 de dezembro, na Faculdade Metropolitana, membros do comitê atuante nas unidades de ensino, que é formado por professores, gestores, pais e estudantes de direito, e a juíza da 2ª vara da infância e do adolescente, Sônia Stanford, se reuniram para avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido.
A sociedade está vivendo uma realidade de violência nas escolas, seja entre alunos e professores ou entre colegas; o tráfico de drogas invadiu o espaço educacional; os pais muitas vezes se fazem ausentes, e a função do educador ultrapassar as barreiras da prática pedagógica, dribla os conflitos e tenta formar cidadãos. De acordo com a juíza, Sônia Stanford, é necessário unir forças para solucionar a problemática. “Estamos trabalhando a base do futuro da nossa sociedade. O comitê é os olhos da justiça na escola. A Secretaria de Educação vem fazendo um trabalho muito bom também, que é a retirada de bares e barracas do entorno das escolas”, afirmou.

Na Escola Natividade Saldanha o comitê viabilizou palestras para diminuir as agressões. Para a gestora, Vanessa Samara, o projeto apresentou resultados. “Percebemos que os xingamentos e as agressões diminuíram muito depois do trabalho desenvolvido. Está sendo muito bom”, disse. Em outras situações os estudantes de direito orientam as gestoras qual medida tomar, como é o caso de uma unidade de ensino, cuja aluna de 9 anos foi induzida por traficantes a entrar com drogas na escola e o traficante ficou do lado de fora vigiando. Os estagiários não devem enfrentar situações de risco, no entanto através de contato telefônico guiam as gestoras, que nesse caso entrou em contato com a polícia.
O projeto visa ampliar parcerias e buscar os órgãos responsáveis de acordo com a situação, como Policia Militar e Conselhos Tutelares. O estudante de direito, Cleiton Pereira da Silva, que acompanha a Escola Luiz Lua Gonzaga, fez uma breve explanação do que foi feito. “Procuramos analisar cada aluno dependendo da situação, olhamos o boletim e chamamos os pais para conversar. Tentamos fazer uma parceria com as famílias”, ressaltou. A sexualidade precoce também é uma realidade que preocupa os educadores, tanto pela exploração sexual como pela gravidez na adolescência, palestras e conversas são realizadas para que as crianças compreendam e se conscientizem.

Por Bruna Borges

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Seminário Municipal de Educação do Programa Via Escola



O evento expôs as experiências das escolas municipais que participam do programa

Garantir a permanência dos estudantes na escola e o desenvolvimento de competências na área de leitura e escrita é o objetivo do Programa Via Escola, realizado em parceria com a Odebrecht Transport, Concessionária Rota dos Coqueiros e Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). Na manhã do dia 11 de dezembro, aconteceu o Seminário Municipal de Educação do Programa Via Escola, na casa de recepções Portal do Mar. A secretária Executiva de Educação, Edilene Soares, ressaltou a importância da união por uma educação de qualidade. “Essas parcerias são de grande relevância. São as ações conjuntas que fazem avançar cada vez mais a educação no município”, afirmou.
Alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Ramos fizeram apresentações baseadas em poemas de Vinicius de Moraes. De acordo com a gestora da unidade de ensino, Ana Maria de Santana, as formações foram muito proveitosas. “Temos vários outros programas, mas o Via Escola consegue firma proposta pedagógica. O programa trabalha a questão da escrita e leitura focando a questão social. Trabalhamos o portador do texto, livros de receitas e poemas, coisas ligadas ao cotidiano das crianças”, disse Ana acrescentando que a apresentação cultural faz parte da ação desenvolvida. As escolas fizeram uma breve explanação do que foi realizado e banners ficaram expostos.
 
Por Bruna Borges

 

 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Alunos de Jaboatão recebem prêmios da OBMEP

A Secretaria Executiva de Educação parabeniza os estudantes premiados na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2012. O projeto tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Medalha de Bronze:
-Emanoel Rafael Melo Ferreira, da Escola Municipal Dom Pedro de Alcântara.

Menção Honrosanível 1:
-Victoria Regina da Silva, da Escola Estadual Humberto Lins Barradas;
-Matheus Gardini Amancio M. de Sena, Escola Municipal Vereador Antonio Januário;
-Gabriel Alves do Nascimento, Colégio Municipal Visconde Suassuna;
-Lucas Henrique da Silva, Escola Municipal Valdemiro Vieira de Albuquerque.

Menção Honrosanível 2:
-Pedro Mori da Silva, Escola Municipal Paulino Menelau;
-Henrique Matheus Soares da Silva, Escola Municipal Natividade Saldanha;
-Lucas Andre dos Santos, Escola Vereador Antonio Januário;
-Bruna Carolyne Santos Alexandrino, Escola Estadual Humberto Lins Barradas;
-Sara Maria Santana da Silva, Escola Municipal Dr. José Queiroz.

Por Bruna Borges

 

 

Jaboatão lança pacto pela educação

O “Pacto pela Educação – Todos Educando a Cidade” foi firmado  na Casa de Recepções Portal do Mar, em Piedade

Com o objetivo de envolver a sociedade jaboatanense na construção e participação de ações de consolidação na garantia do direito à educação pública de qualidade, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançou o “Pacto pela Educação – Todos Educando a Cidade”. O lançamento aconteceu no dia 07 de dezembro, na casa de recepções Portal do Mar, em Piedade.
De acordo com Edilene Soares, secretária executiva de educação, “a finalidade da ação é mobilizar diferentes atores sociais atuantes no município, para juntos, assumirem o compromisso de programarem um conjunto de estratégias pela garantia do direito à educação com qualidade social, tendo como público alvo as crianças, adolescentes e adultos jaboatanenses".

Entre as especificidades da ação, a constituição de um Comitê, formado por 21 representantes de diversas áreas da educação municipal. O órgão recém-formalizado já tem data para se reunir. No dia 23 de janeiro de 2013, um encontro será realizado no auditório da Prefeitura, em Prazeres, para debater metas a serem executadas.

Secretário de Desenvolvimento Social do município, Francisco Amorim, apresentou os desafios de desenvolvimento na educação para os próximos quatro anos. “Temos como meta a construção de mais sete escolas, de quatro unidades em tempo integral. Também está no planejamento a realização de obras e reformas em todas as instituições educacionais de Jaboatão”, destacou.

Ainda segundo Amorim, “é preciso chamar os pais dos estudantes para debater melhorias na rede educacional”. O pacto é constituído por quatro eixos. São eles: Valorização do magistério, gestão democrática de ensino, infraestrutura e tecnologia e universalização, acesso e permanência com sucesso.
Participaram do lançamento, o deputado estadual Betinho Gomes, presidente da comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), além de Ronildo Amorim, presidente do Conselho Municipal de Educação e Maristela Ângelo, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Jaboatão.
Por Márcio Santana

 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Escolas recebem Kits Que Exploração é essa?


Livros e vídeos foram entregues para oito escolas municipais e para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)
Na manhã de hoje (06/11), na Secretaria de Promoção da Cidadania, as escolas que participaram do projeto do Canal Futura, Que exploração é essa?, receberam como retorno do que foi trabalhado, um kit composto por livro e DVDs com novos episódios educativos, o material pedagógico visa fortalecer cada vez a luta para combater a exploração sexual de crianças e adolescente.

De acordo com a coordenadora de Mobilização Articulação Comunitária Regional do Nordeste do Canal Futura, Cinthia Sarinho, os resultados foram positivos. “Os frutos continuam brotando aqui em Jaboatão. Fizemos uma ação recorte e vocês ampliaram. É muito bom esse trabalho articulado das secretarias de educação e de assistência social, faz com que as ações fluam”, afirmou.

Para a gestora da Escola Municipal Natividade Saldanha, Vanessa Menezes, todo o projeto é muito bom. “O material é ótimo, a linguagem é própria, é melhor para eles entenderem e se identificarem Outra coisa boa foi a parceria com os CREAS, isso faz com que a gente saiba como agir em determinadas situações e a quem procurar quando houver caso diagnosticado”, disse. As escolas que receberam os kits foram: Visconde Suassuna, José Rodovalho, Almirante Tamandaré, Poeta Castro Alves, Natividade Saldanha, Jaboatão dos Guararapes, Valdemiro Vieira de Albuquerque e Alberto Luiz Russo.
Por Bruna Borges

Alunos do curso Profuncionário II recebem diploma


Secretaria Executiva de Educação está entregando os diplomas para os alunos do Profuncionário II, na Gerência de Gestão Educacional, das 8h às 16h. O curso teve duração de 18 meses e formou 112 profissionais da educação nas áreas técnicas de Alimentação Escolar, Meio Ambiente e Manutenção de Infraestrutura, e Secretaria Escolar. A formação foi concluída em 2010 e no ano seguinte foi entregue uma declaração para os cursistas, para que os mesmos passassem a receber o aumento salarial de 30%. O curso do Ministério da Educação tem entre seus objetivos a valorização do trabalho dos profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico.